Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

CICATRIZAÇÃO E NUTRIÇÃO ANDAM JUNTAS

Olá Pessoal!!!

Falarei hoje sobre nutrição e cicatrização!!!



A cicatrização nada mais é que a formação de uma nova pele que ocorre através de um processo denominado  diferenciação celular. As células que se encontram no fundo do machucado tendem a se deslocar para a superfície com o objetivo de fechar a ruptura dos tecidos. Para subirem, as células vão se diferenciando, assumindo novas características na tentativa de se igualarem às demais. A alimentação é muito importante para que este processo ocorra de forma satisfatória.

A desnutrição pela falta de proteínas e de energia, bem como a deficiência de vitaminas (especialmente A, C e K) e minerais como o zinco dificultam o processo de cicatrização. Existem três fases no processo de cicatrização que exigem nutrientes específicos e um bom estado nutricional.

Para tratar adequadamente as feridas é preciso, antes de mais nada, compreender a função da pele. Este tecido serve para impedir a perda de líqüidos pelo organismo e como instrumento de sensibilidade à dor, cuja função é informar o cérebro das agressões externas. A cicatrização é dividida em três fases:

1ª fase: chamada de fase inflamatória, caracteriza-se pela homeostase, coagulação, ativação da resposta imunológica local, com atração de células que têm o papel de fagocitar, ou seja, "limpar" a área lesionada. A vitamina K e as proteínas são fundamentais neste momento.

2ª fase: nesta fase inicia-se a recomposição do tecido que foi ferido. Também denominada fase de proliferação, é marcada pelo intenso desenvolvimento de células epiteliais e fibroblastos, responsáveis pela produção do colágeno. Esta fase requer aminoácidos, vitamina C, ferro, zinco e oxigênio.

3ª fase: esta fase é de remodelação. Neste momento ocorre o processo de maturação e estabilização da síntese e degradação do colágeno, conferindo força tênsil à cicatrização.

As proteínas participam do processo de cicatrização desempenhando funções como a constituição do colágeno, remodelagem da ferida e resposta imunológica; já os carboidratos fornecem energia para as atividades de células que participam da defesa no nosso organismo e fechamento da ferida. Os lipídios (gorduras) também contribuem para a cicatrização. Eles fornecem energia, originam substâncias pró e anti-inflamatórias e compõem as estruturas das celulas que fomarão a nova pele.

Quanto as vitaminas, a C contribui para a síntese do colágeno, função dos neutrófilos, migração dos macrófagos, síntese anticorpos, além de  atuar como agente antioxidante prevenindo a ação de substâncias contra vários componentes celulares. Vitamina A aumenta a velocidade de síntese do colágeno.

Quanto aos minerais, o zinco aumenta a proliferação de células, contribuindo para a reconstrução da pele, além de permitir mais resistência do colágeno; já o cobre  também contribui para a síntese do colágeno.

A desnutrição tem sido associada ao surgimento de úlceras de decúbito, feridas que aprecem que a pessoa necessita ficar em uma mesma posição, como por exemplo acamada, por longos período. Estudos demonstram que pacientes mal nutridos possuem maior facilidade em apresentar estas lesões e isto acomete principalmente idosos.

Desta forma, a alimentação adequada é um dos mais importantes aspectos para o sucesso do processo de cicatrização, pois a dinâmica da regeneração tecidual exige um bom estado nutricional do paciente e consome boa parte de suas reservas corporais. Adicionalmente, a recuperação do estado nutricional pode trazer melhores resultados no tempo de cicatrização.

As fontes de nutrientes necessárias para a cicatrização de feridas são:

Proteínas 
Alimentos de origem animal como carnes, aves, peixes, ovos, leite e derivados; e os de origem vegetal como feijão, lentilha, soja e ervilha.

Carboidratos 
Cereais como milho, trigo e aveia; farinhas de milho e trigo; pães de trigo, integral e de centeio; macarrão, arroz e batata.

Lipídios (gorduras)
Soja, gergelim, linhaça, milho, canola. Laticínios e carnes também são boas forntes.

Vitaminas 
- A: fígado, gema de ovo, verduras verdes-escuro como brócolis e espinafre, cenoura.
- C: frutas como morango, abacaxi, acerola, laranja, goiaba, melão e kiwi.
- K: fígado, óleos vegetais, vegetais de folha verde-escuro como couve e espinafre.

Minerais 
- ferro: fígado, carne vermelha, aves, peixes, gema de ovos, ostras e marisco.
- zinco: carne vermelha, peixes, aves, fígado, leite e derivados, cereais integrais.
 - cobre: aves, fígado, frutas secas.




Tenho incluído na minha dieta pós-bariátrica apenas suco de frutas naturais. Na sopa tenho usado os legumes permitidos, peixe ou frango. E fica tão gostosa que Mariá tá pegando carona no jantar.

Isso tem sido de grande valia...

As feridas cirúrgicas estão praticamente fechadas e indolores.







"Senhor, me conceda discernimento para tomar as minhas decisões hoje."













Nenhum comentário:

Postar um comentário