Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

DICAS PARA O PÓS-OPERATÓRIO EM CIRURGIA BARIÁTRICA

Não sou especialista, nem recomendo que sigam as minhas dicas.

Apenas ressalto que foi errando e acertando que descobri o que era melhor e mais fácil para passar mais confortavelmente esses dias de restrições.

Registrando: MINHA CIRURGIA FOI POR VÍDEOLAPAROSCOPIA.

Vamos lá, então!

1. Antes de ir para o hospital, compre todos os medicamentos que você vai usar. Se toma remédios para pressão, mande manipular, porque fica muito mais fácil tirar a cápsula e jogar o pozinho na água e tomar, do que ter que triturar.

IMPORTANTÍSSIMO: o OMEPRAZOL, que vai ser seu companheiro diário, pode ser manipulado em forma de xarope. Descobri isso conversando com o Gustavo, da Farmácia Avenida, em Castelo ES. Não dá para inicialmente, tomar o tradicional. Ele vem em pequenos grãos, que não podem e nem devem ser triturados. Eles oxidam e perdem o seu valor terapêutico. Prefira o manipulado e conserve-o em geladeira, conforme orientações no produto. Então, com essa nova modalidade fica muito mais fácil e prático ingerir o nosso comprimidinho amigo.

2. No hospital, após a cirurgia, eu fiquei com muita ansiedade. Não gosto de me sentir presa. Então, o quarto transformou na PSM. Um verdadeiro presídio. Acho que foi por isso que minha pressão arterial ficou mais louca. Não sentia vontade de conversar com ninguém.  Acordei da anestesia bem e só vim a sentir essa angústia no dia seguinte.

3.  Não deixe de levar o seu celular para manter-se em contato com o mundo. Ou então use outro meio que lhe proporcione isso.

4. Leve alguns pijaminhas confortáveis porque vai adoooooooorar tomar  banho e trocar de roupa.

5. Saindo do hospital e já em casa, não é necessário ficar amarrado na cama. Eu até me dei ao luxo de subir e descer escadas. Não sei se está certo, mas fiz. Caminhe no quarto, ande por todos os cantos da casa. Cuidado com pisos molhados e escorregadios.

6. Dá para dormir de lado e de barriga para cima. Eu, particularmente, não gosto de dormir de barriga para baixo, então não sei se é possível. Coloco sempre um travesseiro macio entre as pernas porque dá mais conforto. Sente-se um pouco de incômodo no local das feridas cirúrgicas. Natural.

7. Outra dica importante: use sempre uma calcinha ou cueca que dê sustentação para a barriga. Isso ajuda a diminuir as dores nos cortezinhos. Não usei cinta, porque fiz a cirurgia à laser.

8. Não é necessário cobrir os ferimentos cirúrgicos. Venha para a casa com o curativo (micropore), tome um bom banho (né Mariá), e deixe tudo descoberto. Eu penei com isso e os meus cortes ainda estão doloridos. Não sabia que era para deixar descoberto.

9. Quanto aos suquinhos e caldos: existe uma divergência entre a nutricionista do SUS e a nutricionista da UNIMED. Bem, eu na verdade estou seguindo a da UNIMED com algumas adaptações. A do SUS sugere 100 ml de suco ou caldo. A da UNIMED 50 ml de suco ou caldo, a cada 30 minutos. Eu prefiro 50 ml. Dá mais segurança. Não dá enjôo e eu não vomitei nenhuma vez. Na verdade não se sente fome, então fica tranquilo.

10. Acrescentei à minha dieta uma dica da nutricionista do SUS:  250 ml de leite desnatado e a medida da embalagem de Bio Whey Protein. Tomo essa quantidade dividida em cinco porções durante o dia. Importante comprar antes da cirurgia também. Comprei de 2 kg, sabor chocolate. Adorei. Na minha cidade eu encontrei na Farmácia Avenida (Bacalhau), que encomendou pra mim.

11. Agora a parte mais divertida: ESQUEÇA OS COPOS DESCARTÁVEIS DE CAFEZINHO (aqueles branquinhos). Invista um pouquinho em você. Compre copinhos coloridos, de festa, na medida de 50 ml. Torna o seu momento de refeição mais alegre e descontraído. 

12. Uma fonte de proteína indispensável é a gelatina. Pode colocar na geladeira e consumir cinco copinhos de 50 ml por dia.

13. Às vezes, dá vontade de se tomar algo quente, então, aqueça seu leite com Bio Whey e tome-o.  Ou então faça isso com chá ou caldo de legumes (e carne) salgado. 

14. Quanto à sopa, tenho variado os legumes e as carnes. Três legumes e uma carne. Tudo temperado com alho e cebola de cabeça. Não usar óleo ou azeite, porque fica muito gorduroso. Lembrar de coar sempre em peneira fina, para ficar bem rala mesmo. Eu tomo a sopa duas vezes por dia (horário de almoço e jantar). A sopa é feita com 2 copos americanos de água e legumes dos mais variados. Por exemplo: beterraba, abobrinha, batata e frango sem pele. Ou, batata, cenoura e chuchu com um pedaço de músculo (rico em proteinas e colágeno e pobre em gorduras). 

15. Deve-se tomar água mesmo quando não tiver sede, intercalando-a entre as refeições. 

16. IMPORTANTÍSSIMO: Configure seu celular para despertar, todos os dias, de meia em meia hora. Das 7 da manhã até o horário que você for dormir (no meu caso, coloco até as 20 horas, mas se ficar acordada, observo no relógio tradicional a hora, e a cada 30 minutos tomo meu suco/chá). 

17. SUCOS: Dê preferência aos sucos de frutas naturais (sem ser de polpa). 
Preparação: 250 ml de água, um pedaço de fruta e adoçante a gosto. Bate-se tudo no liquidificador ou mixer, passa na peneira e coloque em garrafinhas com tampa. 

18. Depois de muito tentar, Mariá, descobriu a fórmula mágica para a logística dos sucos. 
Bem, vamos às explicações:

a) Adquirir garrafinhas com capacidade para meio litro com tampa. Em Castelo ES, encontramos na loja de 1,75. Numerar as tampas das garrafas de 01 a 05. Para isso, utilizar uma caneta de tinta permanente (marcador para retro projetor).  Usando fita crepe, coloque na garrafa o que ela contém. SUCO DE CAJU, SUCO DE GRAVIOLA, SUCO DE MANGA etc.









b) Adquirir copinhos COLORIDOS. Acho que isso faz diferença sim, até para o seu humor. Você vai ficar para sempre se lembrando dos copinhos brancos descartáveis que usou no hospital, num momento drástico de transição.


Repare a diferença:

No hospital:


Em casa:




c)  Os copinhos COLORIDOS também devem ser numerados de 01 a 05. Para isso, utilizar uma caneta de tinta permanente (marcador para retro projetor), 

d)  A garrafinha de leite deve ser identificada e lavada com muito cuidado. E deve ser sempre a número 01 (visto que é a primeira e deverá ser a última refeição do dia). 




EU TENHO DE VÁRIAS CORES, MAS HOJE FORAM ESSES... 


19. Feito da nossa maneira, são necessários dois isopores grandes. Explico porquê: para evitar de ficar toda hora abrindo geladeira, coloca-se tudo no isopor com gelo.Sugiro dois para que, à noite, você possa colocar o do dia para secar para não dar fungos ou bactérias. Sempre com gelo, tá. Mantém seus sucos fresquinhos e sua gelatina intacta.





20)  À medida que o despertador toca, você levanta, coloca o conteúdo da garrafa 1 no copo 1. Toma devagar, lava o copinho, e separe ele dos demais, colocando-o para trás. Dessa forma você toma tudo direitinho e não fica confuso para saber o que já foi consumido.




21. De se registrar que fiz todos os cálculos. Cinco variedades de sucos (incluindo o leite) de 250 ml, mais a gelatina (três por dia - 50 ml) e a sopa (duas por dia - 50 ml), dá para você ficar com o seu suprimento abastecido o dia todo. Se faltar, tome chá. E nunca de esquecer da água entre as refeições. Cabe... Cabe sim no nosso estômago.

22. Minha sopa, acabou de chegar no quarto, quentinha:




22. Ocupe o seu dia... leia, assista TV, use o seu notebook, converse ao telefone, bata papo no Facebook, poste a sua evolução. Faz bem pra alma.

23. Aproveite para aproximar-se mais dos seus... São momentos em que você fica vulnerável e dependente. 

24. Se for hipertenso, como eu, tome os medicamentos regularmente. Eu tenho um medidor de pressão arterial em casa. Não é preciso mas dá para ter uma ideia.



Hoje olha a alegria!!!



25. Se puder, tenha uma balança em casa.  Você irá ficar menos ansioso para ver o seu progresso.




Eu já saí dos três dígitos (ebaaaaaaaaaaaaaaa!!!)

26. Depois da alimentação vem o cocô e o xixi.  Eu fiz cocô depois de dois dias de operada. Mas era o resultado da minha última refeição. Fiquei mais um dia sem fazer e em casa, passei a fazer todos os dias. Não é cocô como antes. É apenas uma pastinha.

27. Faço bastante xixi. Durante todo o dia.

28. Ainda estou tomando remédios para dormir e para hipertensão... Manipulado, em cápsulas. Tiro da cápsula, jogo em 25 ml de água e tomo...












Bem, gente! No mais, conte com o Médico dos Médicos. Todos os dias, ao amanhecer, chego na janela do meu quarto, olho para o céu e digo: 

"Espírito Santo de Deus. Vem ficar comigo. Vem ser o meu conselheiro, o meu orientador, o meu guia. Que tudo o que eu faço seja por orientação sua. Vem ser o meu médico, o meu psicólogo, o meu nutricionista! Sem você não sou nada. Preciso de Ti, comigo, durante este dia."






Este é o resultado depois de sete dias.


Obrigada, meu Deus!!!






17 comentários:

  1. Oiii sida :)

    Hoje vi o seu Blog e to achando q vc não precisa de baba, já está sendo bajulada kkkkkkkkkk
    Precisando me liga!

    Beijoos da sua irmã Eudes

    ResponderExcluir
  2. Que demais fiz a cirurgia a 4 dias atrás e vi muita coisa que faço, como andar normalmente, caminhar, descer escadas não tenho paciência para ficar deitada, obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso suas dicas, meu marido fez a bari dia 2de fevereiro e está com dificuldades em tomar os remédios triturados, viu aderir sua dica. Bjus

    ResponderExcluir
  4. Hj faz 3 dias de cirurgia adorei as dicas,ajudou muitoooo

    ResponderExcluir
  5. Foi de muita valia o que você disse Muito obrigada ! O que foi passado para tomar foi o Nutri Max (sabor baunilha) ele me deu enjôo

    ResponderExcluir
  6. Minha mãe fez cirurgia a 3 dias nos adoramos as dicas

    ResponderExcluir
  7. Tenho 1 dia de operada. Amei as dicas.

    ResponderExcluir
  8. oie estou no 3 dia e chorei na hora da oração, a gente fica meses se preparando, faz exames, vai em 5 profissionais da saúde, e mesmo assim depois da cirurgia abala o psicológico. Seu blog é muito legal, ainda estou na primeira dieta e não posso nada salgado, só agua gatorade e água de Coco, tem hora que bate um arrependimento. Mas se Deus permitiu que eu fizesse é pq era o melhor para mim. Obrigada pelas dicas. Quando iniciar com a famosa agua suja vou seguir.

    ResponderExcluir
  9. Amei ...suas dicas !!! Principalmente o convite da janela! Muito bom saber que existe pessoas como vc !! ❤

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que maximo! Estou no 8o dia e embora minha alimentação esteja b equilibrada, amei suas dicas, principalmente de manipular os remédios. Parabéns a vc e a Maria! Bjs e acredito que já estejas bem magrinha! Ei TB a oração!

    ResponderExcluir
  11. Que legal, obrigada por sua postagem...estou com dreno pois faz 6 dias de operada..e meu incômodo é no movimento de deitar e levantar...no dreno em especial e ao deitar de ambos os lados...

    ResponderExcluir
  12. Parabéns adorei o blog! 4 de operada

    ResponderExcluir
  13. Parabéns adorei as dicas 1 dia de operada

    ResponderExcluir
  14. Meu nome é Gerson Neto estou com 5 dias de operação. Valeu pelas dicas.

    ResponderExcluir