Total de visualizações de página

sábado, 26 de janeiro de 2013

DIFERENÇA ENTRE SENSUALIDADE E VULGARIDADE


DIFERENÇA ENTRE SENSUALIDADE E VULGARIDADE
O escritor americano James A. Baldwin disse que "ser sensual é respeitar e exultar a força da vida, da vida por si só, e estar presente em tudo o que se faz, desde o esforço do amor até a feitura do pão". E ele tinha razão, a sensualidade representa e enaltece a força da vida e todas suas dimensões. Há poemas sensuais, músicas, sorrisos, flores, animais sensuais. Enquanto sensualidade é a qualidade de agradar aos sentidos, sedução poderia ser definida como a capacidade de atrair, encantar, fascinar o outro com o intuito de alcançar determinados objetivos. Visto dessa forma, a sedução faz parte das relações de todos os tipos. Não é só o garoto que deseja seduzir a menina por quem ele está encantado. As pessoas em geral, todos nós, sem exceção, buscamos seduzir nossos interlocutores para que haja melhoria na convivência e na qualidade de vida. Mas cuidado com a linha que separa o sensual do vulgar. Essa linha existe, e é tênue. Com frequência é ultrapassada e, quando acontece, a mistura desanda totalmente. A vulgaridade é a tentativa de transformar a sensualidade no sujeito e não no predicativo. Não creio, sinceramente, que haja muitas distorções de valor maiores do que essa. O vulgar ofende, agride, enfeia. O vulgar não é belo, é desprovido de sensualidade.
A sensualidade da mulher moderna está em sua postura, não nos pedaços expostos de seu corpo; está na convicção sobre seu direito à integridade, ao respeito, à oportunidade. Há o sensual, o sexual e o vulgar. A vulgaridade é burra, a sexualidade é necessária, a sensualidade é divina. 
Fonte: amigosdofreud.blogspot.com.br

O escritor americano James A. Baldwin disse que "ser sensual é respeitar e exultar a força da vida, da vida por si só, e estar presente em tudo o que se faz, desde o esforço do amor até a feitura do pão".
 
E ele tinha razão, a sensualidade representa e enaltece a força da vida e todas suas dimensões. 
Há poemas sensuais, músicas, sorrisos, flores, animais sensuais. Enquanto sensualidade é a qualidade de agradar aos sentidos, sedução poderia ser definida como a capacidade de atrair, encantar, fascinar o outro com o intuito de alcançar determinados objetivos. 
Visto dessa forma, a sedução faz parte das relações de todos os tipos. 
Não é só o garoto que deseja seduzir a menina por quem ele está encantado. 
As pessoas em geral, todos nós, sem exceção, buscamos seduzir nossos interlocutores para que haja melhoria na convivência e na qualidade de vida. 
Mas cuidado com a linha que separa o sensual do vulgar. 
Essa linha existe, e é tênue. 
Com frequência é ultrapassada e, quando acontece, a mistura desanda totalmente. 
A vulgaridade é a tentativa de transformar a sensualidade no sujeito e não no predicativo. 
Não creio, sinceramente, que haja muitas distorções de valor maiores do que essa. O vulgar ofende, agride, enfeia. O vulgar não é belo, é desprovido de sensualidade.
A sensualidade da mulher moderna está em sua postura, não nos pedaços expostos de seu corpo; está na convicção sobre seu direito à integridade, ao respeito, à oportunidade. Há o sensual, o sexual e o vulgar. 
A vulgaridade é burra, a sexualidade é necessária, a sensualidade é divina. 

Fonte: amigosdofreud.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário