Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de junho de 2012

MELHOR TV: LED, LCD OU PLASMA?


O sonho de consumo do momento são as TV de Plasma, LCD ou LED, grandes, finas e cheias de novos recursos. 
Quando vamos comprar uma TV nova a primeira pergunta que o vendedor faz, é: “Qual tecnologia você procura?”, que geralmente, é respondida por você com outra é pergunta: “Qual tecnologia é mais adequada para min?“. Esta e outras questões importantes serão abordadas neste guia de compra MELHOR TV.
  1. Tamanho da Tela
  2. Resolução
  3. HDTV
  4. Tempo de Resposta
  5. Frequência (Velocidade de Quadros na Tela)
  6. Entradas e Saídas de Vídeo
  7. Cores
  8. Brilho
  9. Contraste
  10. Ângulo de Visão
  11. Progressive Scan (Esse é fácil: tem ou não tem)
  12. Sistema de Som
  13. Opcionais
Agora vamos avaliar cada um dos itens, siga nosso passo a passo e se surpreenda com o resultado.
Antes da compra:
O primeiro passo é a escolha da tecnologia. Se possível escolha o modelo LED. É superior ao LCD e ao Plasma, consome menos energia, e possui imagens melhores, além de ser lindo, e extremamente fino. Caso você não esteja com tanta grana, ou caso a espessura não seja tão importante, a seguinte dúvida surgirá:LCD ou Plasma, qual a melhor?
Resposta: Nenhuma! É mentira dizer que o LCD é superior. Isso é puro marketing. O LCD não é superior aoPlasma, e o Plasma não é superior ao LCD. É uma questão do que é importante para você. O LCD costuma ter uma resolução maior. O Plasma, costuma ter um tempo de resposta excelente, brilho e contraste insuperável. Por isso, não é uma questão de quem é melhor ou pior. Atualmente, as top de linhas possuem as mesmas características. Então preocupe-se com o resto, principalmente resolução, tempo de resposta e frequência. São os mais importantes.
1. Tamanho da Tela:
Acredite: não adianta você comprar uma tela gigante para colocar em um ambiente pequeno. Você não vai conseguir acompanhar a tela inteira e vai ficar tonto. Então, basta fazer o seguinte: decida o tamanho da TV antes de sair de casa. Basta ver onde ela será colocada, e de onde você irá assistir. Siga a regra:
Tamanho da TelaDistância MínimaDistância Máxima *
26100 cm200 cm
30115 cm230 cm
34130 cm260 cm
42160 cm320 cm
47180 cm360 cm
50195 cm380 cm
55210 cm390 cm
60230 cm455 cm
65250 cm480 cm
Conclusão:
Siga a tabela ou calcule o tamanho exato do seu espaço e compre o tamanho adequado ao seu caso.
2. Resolução:
Para aproveitar o que já está disponível atualmente e o que vem por aí, a recomendação é que você procure pelas TVs FULLHD (ou seja, alta definição total). 1920 x 1080 – Altíssima definição, conhecida como Full HD. É o que as transmissões de TV digital atingem.
*Existem valores superiores a Full HD, mas não existe mídia para rodar tamanha definição.
Conclusão:
Procure uma TV Full HD (1920 x 1080, conhecido também como 1080p). Se o dinheiro for realmente curto, e a diferença de preço grande, ok compre uma de 1366 x 768 ou 1024 x 768, mas saiba que você não obterá o máximo da transmissão digital nem dos blu-rays.
3. HDTV:
Procure as que são compatíveis, ou as que possuem o decodificador interno. Se for apenas compatível, saiba que você terá que comprar um conversor externo, que custa entre R$ 100,00 e R$ 500,00. NÃO compre uma não compatível com HDTV.
Conclusão:
Com decodificador ou compatível com HDTV.
4. Tempo de Resposta:
Quanto maior o valor, pior. Significa o tempo que a TV leva para responder a nova imagem. Ou seja, num filme de ação, onde as cenas se movimentam muito, é bem perceptível, com aquele efeito sombra. O que é aceitável? Valores iguais a 5ms ou menos. O ideal é algo abaixo de 2ms.
Conclusão:
Se o tempo de resposta for acima de 5ms, procure outro modelo. Você terá problemas ao assistir filmes ou jogar games de ação. A maior parte das TVs hoje oferece tempo de resposta menor que 2ms. Algumas, não raras, já possuem, 0,001 ms.
5. Frequência:
Neste caso, as antigas possuem 60 Hz, as novas em torno de 100 Hz e as novíssimas (acredito que chegam no Brasil nos próximos meses) 240Hz. A diferença enter 120 Hz e 240Hz é perceptível? Para o usuário comum, não! Sim, é o dobro da outra, mas acredite, uma taxa de 120 Hz já é muito para o olho humano captar. Para quem não sabe, isso significa que a imagem é atualizada 120 vezes por SEGUNDO! Ou seja, uma filmadora geralmente filma em 30 frames por segundo, ou seja, 30Hz. Imaginem o que é 120Hz e 240Hz
Conclusão:
Quanto mais melhor mas acima de 100 Hz já está ótimo. Não recomendo abaixo de 90 Hz.
6. Entradas e Saídas de Vídeo:
Aqui vale a regra, quanto mais melhor, afinal, você nunca sabe o que vai conectar na sua TV. As TVs apresentam hoje uma variedade de saídas como as que exemplifico abaixo, classificadas de 1 a 5 (1 é ruim, 5 é bom), por exemplo:
  • HDMI – 5 Estrelas
  • DVI com HDCP – 5 Estrelas
  • RF – 1 Estrela
  • Video Composto – 2 Estrelas
  • S-Video – 3 Estrelas
  • Video Componente – 4 Estrelas
  • RGB – 4 Estrelas
  • Fire Wire – 5 Estrelas
  • Ótica – 4 Estrelas
Conclusão:
O ideal não é que tenham somente saídas 5 Estrelas, ou seja, as melhores. É bom ter uma mescla entre os tipos de saída, para caso você conecte algum aparelho mais antigo, como um DVD player com entrada S-Video somente. Por isso nossa sugestão:
No mínimo 2 HDMI, 1 DVI 1 Video Componente e 1 S-Video. (Aí já são 4 saídas).
O Ideal são 3 ou 4 HDMI, 1 DVI, 2 Vídeo Componente e 2 S-Video. (8 ou 9 Saídas)
7. Cores:
Não se trata de uma diferença na sua percepção, optar por uma com alguns milhões e outra com 136 bilhões de cores. Sim, uma tem mais cores que a outra. Mas quantas cores você consegue identificar? Ou seja, neste caso, todas são aceitáveis. Quanto mais melhor, mas não faça tanto drama com isso.
Conclusão:
Não tendo abaixo de 5 milhões de cores, está ótimo.
8. Brilho:
Aí temos um problema. Cada empresa usa um parâmetro para se guiar no brilho. Aí surgiu uma certificação mundial, mas ela é diferente entre Plasmas, LCDs e LED. Então, dependendo do modelo da tecnologia, escolha:
  • Plasma – Brilhos superiores a 1.000
  • LCD – Brilhos superiores a 500
  • LED – Brilhos superiores a 800
Conclusão:
Quanto maior o número, em qualquer um dos casos, melhor. Atualmente, o brilho gira em torno de 1.500 em TVs de qualidade.
9. Contraste:
Ocorre o mesmo que o brilho. É a diferença entre o preto preto e o branco branco. Ou seja, quando maior, mais preto será o preto e mais branco o branco. Isso é bom para filmes com cenas muito escuras.
  • Plasma – Contrastes superiores a 10.000
  • LCD – Contrastes superiores a 1.200 mas não existem parâmetros referenciais
  • LED – Contrastes superiores a 1.500 mas não existem parâmetros referenciais
Conclusão:
Atualmente, existem contrastes de 30.000:1 inclusive em LCDs. O melhor nestes casos é testar na loja o que você acha mais adequado a você. Filmes com cenas escuras ilustrarão bem esta qualidade. Peça ao vendedor (e não se acanhe, afinal você tá pagaaaaando), para ligar e desligar a luz ambiente. Na loja, tudo funciona perfeitamente bem. Ligando e desligando a luz, você terá uma realidade mais próxima da sua casa. Resumindo, procure uma de 30.000: 1, que você não erra. Não existindo, teste.
10. Ângulo de Visão:
Neste caso, sentado nos cantos do sofá, você consegue ou não assistir a TV? Fácil, basta olhar o ângulo de visão. Quanto mais próximo de 180 graus, melhor. Valores aceitáveis são acima de 165 graus.
Conclusão:
Valores ideais giram em torno de 175 graus ou mais.
11. Progressive Scan:
Sim. Quando se tem este recurso, a TV completa falhas na imagem automaticamente. Resumindo é isso, não precisamos entrar nos detalhes de quando isso ocorre.
Conclusão:
Então saiba, que caso a TV tenha, Excelente. Recomendamos que sim!
12. Sistema de Som:
Não é algo tão importante, visto que você deve investir em um home theater para completar seu sistema áudio visual em casa. Entretanto, não custa nada verificar alguns aspectos. Por exemplo, a potencia em RMS. Acima de 10 W, já está excelente para uma TV. (Quando digo 10W, falo no total, a somatória das caixas)  Verifique se possui estéreo MTS, que é o básico e pronto. Você pode confiar. E lembre-se, se vcê pretende adquirir um home theater, esqueça tudo isso. Até mesmo porque o som da sua TV ficará mudo.
Conclusão:
Compre um home theater.
13. Opcionais:

PIP:

Picture in Picture (é aquele quadradinho que você põem na tela para assistir dois canais ao mesmo tempo). Super legal, mas quantas pessoas que você conhece (incluindo você) realmente usaram isso no último ano? E tem mais, se vc usa TV a cabo, o seu conversor tem que ter PIP, senão, não adianta. Você continua podendo assistir Cabo + DVD por exemplo, mas dois canais, não!

Entrada para USB, Micro Cards, Memory Stick, etc…:

Eu considero extremamente legal, uma TV ter tais entradas. Isso porque facilita a vida e nem todos os computadores tem conexão HDMI. Por exemplo, você quer ver fotos? Coloca o chip na TV e pronto. Fácil. Não acho essencial, mas com certeza procuraria uma TV com tais características.

Bluetooth ou Wifi:

Pois é pessoal, essa característica chegará ao Brasil agora em dezembro oficialmente.Uma TV com conexão Bluetooth ou Wifi, permite você acessar a internet diretamente dela. Já imaginou tudo ali fácilzinho na tela de 50” da sua sala? Pelo outro lado, pense bem: você realmente usará a internet da sua TV já que vc tem o se laptop pequeno, portátil e confortável? É… as vezes temos que avaliar se a tecnologia é realmente útil para o que precisamos.

Controle Universal:

Controle universal(Anynet+) são aqueles controles que controlam tudo ao mesmo tempo. TV, DVD, Blu-Ray, Home Theater. Já repararam que eles nunca funcionam? Ou se funcionam, só funcionam com funções básicas? Pois bem, não custa nada dar uma olhadinha e testar antes na própria loja. Pelo menos decepcionado você não irá ficar.

HD Interno:

Algumas TVs possuem essa função. É excelente, pois você pode gravar a programação diretamente na TV, sem a necessidade de periféricos.
*Alguns modelos não permitem edição da programação gravada, nem mesmo permite exportar o que foi gravado.

Ambilight:

É um recurso exclusivo da Philips.  Ele ilumina a parede de trás da TV com LEDs na cor da imagem que está passando na tela. Para que serve? Cientificamente comprovado que ajuda no descanso da vista, e eu particularmente acho que amplia a percepção da imagem.
Espero que este guia responda a todas as suas perguntas e qualquer dúvida, sugestão, crítica, elogio, exaltação, etc.. deixe um comentário.

Um comentário:

  1. Taí, Cida, gostei das dicas sobre TVs. Adicionei aos meus favoritos.
    Um abraço.
    Graça e paz.

    ResponderExcluir