Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

E QUANDO A FOME BATE ANTES DA HORA?

Lições que aprendi na minha última consulta com a nutricionista

Apesar de muita gente acreditar que gastroplastizado não sente mais fome (Sim! Tem quem acredite mesmo que vivamos de luz), infelizmente uma hora ela volta com força total e nos faz lembrar o quão difícil é o controle sobre ela.

Na fase inicial da gastro, mais precisamente nos 2 primeiros meses nem temos muito tempo de sentir fome, no primeiro mês então acho que ninguém sente, ou pelo menos deve ser um percentual muito pequeno, porque tomar 50ml a cada 30 minutos não deixa tempo para essa danada aparecer.

Só que fase copinhos não dura pra sempre.........

Daí quando começamos a inserir os sólidos, temos muitas vezes aquela sensação de peso, está tudo meio revirado por dentro e míseros 100 g de comida já deixam a pessoa empanturrada..

Ah! Mas isso também não dura para sempre....

A vida vai entrando no eixo, o organismo vai se habituando e a fome... Ah! Essa volta mesmo...

E como lidar com ela?

Seguir as orientações nutricionais é o primeiro passo. Comer o que é indicado a cada fase, no tempo certo e nas quantidades certas. Isso faz enorme diferença.

E como saber se é fome mesmo ou mania de mastigar? Cabeça de gordo atacando?

Primeiro verificar se está comendo as quantidades indicadas.. Isso Mesmo. Muita gente tem MEDO de comer tudo o que é indicado pela nutricionista, seja por medo de não chegar à meta, seja por medo de engordar e o resultado pode ser uma fome antecipada. Se o recomendado é comer por exemplo, 2 colheres de arroz, 2 de feijão, 1 bife e 2 colheres de salada e comemos somente a metade, com certeza a fome aparecerá antes do tempo..

Verifique sua mastigação.. Quanto mais devagar fizer sua refeição maior será a sensação de saciedade e por maior tempo se prolongará. Além do que a tendência é que comendo rápido você entale, o que fará com que deixe o restante da comida no prato que consequentemente levará a fome antecipada.

Veja se realmente está consumindo tudo o que é recomendado, por exemplo, cortar o carboidrato de uma refeição pode implicar em sentir fome mais cedo.O prato precisa ser balanceado.

Se está consumindo tudo o que é sugerido, e mesmo assim a fome está lá... Tente optar por alimentos integrais, eles demoram mais a ser digeridos e isso ajuda a manter a saciedade elevada.

Não pule refeições e ao identificar o horário em que essa fome fora de hora mais aparece tente diminuir o horário para comer de duas em duas horas.Não é uma regra para todo mundo comer a cada 3 horas, alguns metabolismos ficam bem acelerados após a gastro, e precisa levar em consideração também o modo de vida de cada um.

Além dos alimentos integrais, mix de nozes, amendoim e castanhas ajudam a manter a saciedade, assim como investir em aveia, linhaça, granola, chia e afins.. Vale por exemplo lanchar uma banana pequena com 1 colher de aveia, ou um punhado de castanha.

É importante tentar identificar, diferenciar fome mesmo daquela famigerada vontade de comer. Então se a tal fome aparecer antes de ser convidada vale tomar uma água gelada, um chá de hibisco, um chá de maracujá. Dá um tempinho e ai se não tiver jeito procurar algo mais saudável e menos calórico pra consumir.

O ideal é ter sempre a mão uma opção saudável, com baixa caloria para esses momentos. Se estiver em casa a gelatina diet ajuda super bem. Mas se estiver na rua, lembre-se sempre de ter uma opção na bolsa e aí vale uma fruta ou um suco.

Uma razão muito comum para ocorrer a fome fora de hora é a ansiedade, portanto, em momentos de tensão tenha cuidado, evite acumular bobagens em casa, na mesa do escritório para não correr o risco de enfiar os dois pés na jaca.

E se não resistiu a fome,o que fazer depois?

Bom, se não teve jeito e comeu besteira ou mesmo que tenha comido saudável porém foi a mais da conta, o jeito é retomar de onde parou. Pois é, não adianta chorar o leite derramado e se entupir de alface ou cortar o jantar, o negócio é na refeição seguinte comer a quantidade indicada e tentar o máximo seguir o que foi prescrito.

É uma fórmula?

Longe disso.. Infelizmente não temos uma fórmula que cure a fome descabida, mas temos que pelo menos tentar nos manter focados, nos esforçarmos para que dê certo. Se essa fome está constante vamos buscar ajuda, vamos ver o que precisa ser alterado na dieta, se a quantidade está certa.

O acompanhamento nutricional tem a função de ajudar a nos reeducarmos, e é através dele que vamos observando nossas mudanças alimentares. Entretanto, não basta ir a nutri no primeiro mês e não ir nunca mais porque conforme cada fase depois da gastro há necessidades nutricionais distintas. Lembrando que não vale SEGUIR dieta alheia, a dieta precisa ser personalizada, e no máximo comparada com a de alguém e não a base.

Nenhum comentário:

Postar um comentário