Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

AS CINCO FASES DO LUTO




Kübler-Ross originalmente aplicou estes estágios para qualquer forma de perda pessoal catastrófica, desde a morte de um ente querido até o divórcio, qualquer mudança pessoal significativa pode levar a estes estágios. Também alega que estes estágios nem sempre ocorrem nesta ordem, nem todos são experimentados pelas pessoas, mas afirmou que uma pessoa sempre apresentará pelo menos dois.




Primeira fase: NEGAÇÃO

Nessa fase a pessoa nega a existência do problema ou situação. Pode não acreditar na informação que está recebendo, tentar esquecê-la, não pensar nela ou ainda buscar provas ou argumentos de que ela não é a realidade. Pensamentos: Isso não é verdade! / Vai passar / Sempre dou um jeito em tudo, vou resolver isso também.




Segunda fase: RAIVANessa fase a pessoa expressa raiva por aquilo que ocorre. É comum o aparecimento de emoções como revolta, inveja e ressentimento. Geralmente essas emoções são projetadas no ambiente externo; percebendo o mundo, os outros, Deus, etc. como causadores de seu sofrimento. A pessoa sente-se inconformada e vê situação como uma injustiça. Pensamentos: Por que eu?/ Isso não é justo!/ Por que fizeram isso comigo?




Terceira Fase: NEGOCIAÇÃO

Nessa fase busca-se fazer algum tipo de acordo de maneira que as coisas possam voltar a ser como antes. Essa negociação geralmente acontece dentro do próprio indivíduo ou às vezes voltada para à religiosidade. Promessas, pactos e outros similares são muito comuns e muitas vezes ocorrem em segredo. Pensamentos: Vou acordar cedo todos os dias, tratar bem as pessoas, parar de beber, procurar um emprego e tudo ficará bem. / Vou ser forte e tudo dará certo.




Quarta fase: DEPRESSÃO

Nessa fase ocorre um sofrimento profundo. Tristeza, desolamento, culpa, desesperança e medo são emoções bastante comuns. É um momento e que acontece uma grande introspecção e necessidade de isolamento. Pensamentos: Não tenho capacidade para lidar com isso./ Nunca mais as coisas ficarão bem.




Quinta fase: ACEITAÇÃO

Nessa fase percebe-se e vivencia-se uma aceitação do rumo das coisas. As emoções não estão mais tão à flor da pele e a pessoa se prontifica a enfrentar a situação com consciência das suas possibilidades e limitações. Pensamentos: Não é o fim do mundo/ Posso superar isto/ Posso aprender com isto e melhorar.





Fonte: Thaís Petroff




Extraído do livro:. Sobre a morte e o morrer: o que os doentes têm para ensinar aos médicos, enfermeiras, religiosos e aos seus próprios parentes. KÜBLER-ROSS, Elisabeth. São Paulo, Martins Fontes, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário