Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

GINA INDELICADA - RICCK LOPES, CRIADOR DA PÁGINA NO FACEBOOK REVELA SEGREDOS POR TRÁS DE PERFIL.


RICCK LOPES, CRIADOR DE GINA INDELICADA, REVELA SEGREDOS POR TRÁS DE PERFIL

RESPONSÁVEL PELA PÁGINA QUE DEIXOU GRANDES MARCAS PARA TRÁS, COMO O BURGER KING, E SURPREENDEU ATÉ MESMO EXECUTIVOS DA GINA, CONVERSOU COM ÉPOCA NEGÓCIOS


Ricck Lopes, o criador da Gina Indelicada (Foto: Arquivo pessoal)
O segredo foi desvendado. A Gina Indelicada, página do Facebook que bateu 1,1 milhão de seguidores em uma semana e surpreendeu até mesmo os donos da fabricante de palitos, foi criada por Ricck Lopes, estudante de publicidade de 19 anos que mora em São Paulo. O rapaz, que admite ter cometido um equívoco ao usar uma marca registrada por uma empresa e chegou a temer um processo, na verdade, não é novato em mídias sociais. Muito pelo contrário.
Antes de montar a página com o rosto da ex-modelo publicitária Zofia Burk, que virou garota-propaganda da marca de palitos na década de 1970, o futuro publicitário já havia criado uma página chamada Muito Tédio, atualmente com quase 800 mil seguidores também no Facebook. Com ela, testou formatos e linguagens e descobriu o que dava certo e o que não dava certo na rede. A fan page, inclusive, serviu para estimular o sucesso da Gina.
Em entrevista exclusiva a Época NEGÓCIOSpor telefone, Ricck Lopes explicou toda a estratégia que montou para fazer com que a Gina Indelicada obtivesse um sucesso instantâneo. E admitiu: depois de ter lido a reportagem publicada na quinta-feira, deixou amigos muito preocupados e temeu um processo. "Tenho certeza que cometi um equívoco, e as consequências poderiam ter tomado um rumo totalmente diferente", diz.
Gina Indelicada (Foto: Reprodução / Internet)
Na próxima semana, o estudante irá se reunir com os executivos da Rela Gina, empresa que detém a marca há 65 anos, e está aberto inclusive a ser contratado pela companhia para administrar a marca nas redes sociais. O "problema" é que, depois de ter atingido o mesmo número de seguidores que o Burger King levou mais de um ano para conseguir, ele deve se tornar um dos nomes mais procurados por agências na área de redes sociais.
Confira, abaixo, a entrevista na íntegra:
Época NEGÓCIOS: Quando você leu que o uso de uma marca registrada é proibido, chegou a temer um processo?Ricck Lopes: Tenho certeza que cometi um equívoco. As consequências poderiam ter tomado um rumo totalmente diferente. Em vez de o dono querer conversar para fazer um acordo, ele poderia ter sido muito mais inflexível e querer me processar. E aí ia me prejudicar, porque sou um estudante, tenho 19 anos e preciso me sustentar. Não posso pedir dinheiro para meus pais. Seria um problema muito grande. Meus amigos ficaram muito preocupados, perguntaram se eu estava bem, o que eu faria. Eu tive menos medo de um processo porque o pessoal da Gina não me intimidou. Eles me mandaram um e-mail, e eu respondi 14 minutos depois. Nunca foi minha intenção fazer algo que fizesse mal para a marca. As pessoas sabem diferenciar. E elas gostaram, se identificaram.
Ricck Lopes, o criador de Gina Indelicada (Foto: Arquivo pessoal)
Época NEGÓCIOS: A Gina Indelicada é sua primeira página?Ricck Lopes: Antes eu não podia contar totalmente porque envolvia outros projetos meus. Tenho uma página de humor viral que tem 800 mil seguidores, a Muito Tédio. Faço testes nela para saber quais formatos funcionam.
Época NEGÓCIOS: O que você descobriu de interessante com ela?
Ricck Lopes:
 A primeira grande sacada por meio dela foi descobrir que os chats bombam muito. Existem formatos que rendem compartilhamentos, outros comentários e outros curtir. Mas o chat rende todo tipo de interação. A primeira grande sacada foi ter essa percepção, e aí pensei em criar um personagem, porque é mais fácil as pessoas se identificarem com um personagem do que com uma página de entretenimento.
Época NEGÓCIOS: A Gina foi seu primeiro personagem?
Ricck Lopes:
 Eu comecei com a Dona Marlene. Peguei uma foto da minha mãe, desconfigurei a ponto de não saber que era ela e escrevi no perfil: sou pobre, mas sou feliz e vivo sorrindo, graças a Deus. Seria uma empregada doméstica mais velha, nova no mundo da internet, e o conteúdo dela seria baseado na inocência dela. Ela brincava de fazer chats com a filha, mas eu senti que o pessoal queria participar, fazer perguntas para a Dona Marlene, fazer parte do conteúdo. Aí veio a segunda grande sacada.
Época NEGÓCIOS: Qual?
Ricck Lopes:
 As pessoas têm que participar antes de ser postado. A Gina Indelicada é a primeira a interagir antes de publicar. As pessoas mandam perguntas e, por causa dessa provocação surge o conteúdo. Percebi que as pessoas queriam participar de um conteúdo que não existia no Facebook. Em todas as fan pages, as pessoas participam quando o post já está pronto, mas não participam de fato do conteúdo.
Gina Indelicada (Foto: Reprodução / Internet)
Época NEGÓCIOS: Quando você notou que a Dona Marlene não iria estourar?Ricck Lopes: Estava difícil escrever para ela, porque eram situações muito específicas para se basear em inocência. Deixei-a de lado e conversei com amigos redatores, mas ninguém conseguia desenvolver um conteúdo tão específico. Comecei a pensar mais e aí veio a história que todos conhecem. Gosto de cozinhar, olhei para o armário e vi a caixinha da Gina. Começamos a falar, dar risadas e, na mesma hora, juntei as duas pontas. A Gina Indelicada teria linguagem simples, abrangente. Criei e compartilhei com a minha página do Muito Tédio e na mesma hora estourou. Meus amigos me perguntavam o que estava acontecendo para ter tanto sucesso.
Época NEGÓCIOS: Por que a Gina é indelicada? O que te fez criar uma personagem que tem como prerrogativa ser estúpida ao responder perguntas?
Ricck Lopes:
 Quando é uma pessoa muito amável, soa meio falso. Mas quando é o contrário, uma situação de sarcasmo, não soa como falsidade. As pessoas se identificaram com a personalidade por ela ser verdadeira e sincera.
Época NEGÓCIOS: Como está a sua relação com os executivos da Rela Gina? Vocês já conversaram a respeito?
Ricck Lopes:
 A gente conversou e foi muito legal. Estamos muito a fim de tirar algo bom de tudo isso para os dois lados. Vamos sentar na semana que vem para conversar e chegar a alguma conclusão legal.
Época NEGÓCIOS: Você considera a possibilidade de eles te contratarem?
Ricck Lopes:
 Não sei, talvez exista. Sou contratado por uma empresa, mas tudo o que vier a partir de agora eu vou pensar bastante, em relação a propostas. Eu não espero que ninguém me dê a oportunidade. Se puder criar a oportunidade, eu faço.
Época NEGÓCIOS: A empresa fica em Itatiba, no interior de São Paulo. Você estaria pronto para deixar a metrópole para assumir um cargo nela?
Ricck Lopes:
 Para trabalhar na Gina eu não precisaria estar integralmente na sede, ir todos os dias. Poderíamos, por eu ter outro emprego em São Paulo, fazer as coisas por aqui, marcar reuniões periódicas, mas isso não está certo.
Gina Indelicada (Foto: Reprodução / Internet)
Época NEGÓCIOS: O risco de ser processado, pelo menos, parece já ter acabado. Está mais tranquilo?Ricck Lopes: Estou, mas agora é um risco para outras pessoas que estão se aproveitando disso. Tem gente vendendo camiseta da Gina Indelicada, mas eu não tenho nenhuma relação com isso. Não ganho um centavo com a página, não vendi produtos.
Época NEGÓCIOS: Você tem mais algum perfil além daquele do Facebook, como no Twitter, por exemplo?
Ricck Lopes:
 Eu só tenho aquele perfil no Facebook. O que já vi de Twitter, seja Gina Bolada, Gina Revoltada, Gina tudo... Tem muita variação, criaram várias páginas, mas a única verdadeira é a do Facebook.
Época NEGÓCIOS: Como você vê essa nova "concorrência"?
Ricck Lopes: 
Não vejo como ameaça. Fico feliz porque a Gina Indelicada está inspirando outras pessoas. Elas viram como uma coisa diferente, que não tinha igual. Me deixa muito feliz saber que alguém gostou a ponto de fazer igual. E não compete com o mesmo público, porque quem é pioneiro é sempre lembrado primeiro.
Época NEGÓCIOS: Por que decidiu ser publicitário?
Ricck Lopes:
 Quando descobri que queria ser publicitário, é porque gosto de lançar um assunto e fazer as pessoas falarem dele. Tive um Twitter há dois anos que foi o segundo mais retuitado do mundo, atrás só do Justin Bieber. Sempre dou palestras em eventos de mídias sociais, sobre como fazer sucesso, como bombar no Facebook. Já fiz duas palestras no começo deste ano e estou marcando mais para o segundo semestre por causa da Gina. Mas eu não gosto de chamar para a minha imagem e, sim, para minhas ideias.



fonte: http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Carreira/noticia/2012/08/ricck-lopes-criador-de-gina-indelicada-revela-segredos-por-tras-de-perfil

Nenhum comentário:

Postar um comentário