Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de julho de 2012

VOSSA SENHORIA, O DELEGADO.


Polícia Federal de Minas Gerais andava com a estima nas alturas. No dia 24 de janeiro, o corregedor Kemyo Melo Guimarães editou um parecer que estabelecia que todo delegado da PF mineira passasse a ser tratado pelo apodo de “excelência”.

Kemyo justificou o mimo aos colegas alegando que o delegado exerceria  “relevante função social”. Dito isso, o emprego de “excelência” passou a ser obrigatório nos documentos oficiais de todas as repartições da PF no estado.

Kemyo, que também é “excelência”, só não contava com a contrariedade da Federação Nacional dos Policiais Federais, que desde a instituição da curiosa regra vinha articulando para derrubá-la.

A federação argumentava que o Manual de Redação da Presidência da República estabelecia que o pronome de tratamento destinado às autoridades em geral é “Vossa Senhoria”.

Durou pouco a regra instituída na Polícia Federal de Minas Gerais, que obrigava repartições do órgão a tratar delegados pelo apodo de “excelência”.

O superintendente da Polícia Federal em Minas Gerais, Fernando Duran, resolveu corrigir o corregedor que baixou a norma.

Por ordem do superintendente, o que vale agora é o que está escrito no Manual de Redação da Presidência da República.

Ou seja, delegado deixa de ser “vossa excelência” e volta a ser “vossa senhoria”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário