Total de visualizações de página

sábado, 21 de julho de 2012

ALIMENTOS QUE PODEM ATRAPALHAR UMA BOA NOITE DE SONO


É certo que todos nós gostamos de comer e dormir, mas o que acontece quando estas duas atividades entram em rota de colisão e são incompatíveis? Será que os alimentos que ingerimos antes de ir dormir nos estão a causar insônias ou pesadelos?
É isso mesmo, diversas pesquisas revelam que o que comemos antes de ir para a cama pode influenciar negativamente o nosso sono, por isso é fundamental saber que tipo de alimentos são proibidos algumas horas de  dormir.

Uma boa noite de sono pode ser a diferença entre acordar e ter um dia fantástico ou começar logo o dia com o pé esquerdo. Alguns tipos de alimentos podem ser os responsáveis pelas suas noites mal dormidas, por isso,  conheça alguns dos principais deles, de forma a evitar que aconteça novamente.
  • Alimentos com cafeína – Comidas e bebidas com cafeína, tais como chocolate e café, são inimigos declarados de uma boa noite de sono. Isto deve-se ao fato da cafeína ser um poderoso estimulante, que mantém a sua mente alerta e não o deixa dormir. Assim, aconselhamos que evite o consumo de alimentos ricos em cafeína diversas horas antes de ir para a cama.
  • Comidas picantes – Comidas demasiadamente picantes, com pimenta ou outro tipo de molho, podem irritar o estômago e intestinos, causando desconforto ou azia. Estar deitado pode agravar ainda mais estes sintomas e má-disposição. Portanto, evite alimentos picantes na hora do jantar. 
  • Alimentos ricos em carboidratos – Alimentos como grão, pão e batatas são muito ricos em carboidratos. O nosso organismo queima este tipo de alimentos rapidamente, de forma a fornecer-nos mais energia. Mas esta energia também é responsável por manter-nos despertos e sem sono. Por isso, o seu consumo antes de se deitar não é de forma alguma aconselhado. Isto também se aplica a alimentos ricos em açucares, como é o caso de doces, bebidas açucaradas e sobremesas.
  • Líquidos em excesso – Beber grandes quantidades de líquidos pode ser bastante prejudicial para uma boa noite de sono. A razão é óbvia: a meio da noite vai ter vontade de urinar e  vai ter de se levantar e ir ao banheiro, o que resulta na interrupção do seu sono. Ou seja, evite beber excessivamente antes de ir dormir, aumento assim as suas hipóteses de dormir a noite toda.
  • Produtos lácteos – Os produtos lácteos podem ser de difícil digestão para algumas pessoas e podem causar inchaço, gases e diarreia. Noutros casos podem causar náuseas e desconforto matinal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário