O que é?
Exame de diagnóstico por imagem que aproveita o eco produzido pelo som para captar e enxergar, em tempo real, a parte genital superior da mulher. Por não utilizar radiação ionizante, como a radiografia e a tomografia computadorizada, é um método inócuo, barato e ideal para avaliar gestantes e mulheres em idade fértil.
Para que serve?
Serve para a avaliação anatômica dos órgãos genitais femininos, como útero, ovários, trompas e colo do útero.
Como é feito?
Com a mulher deitada em uma maca, o médico introduz pela vagina um transdutor envolvo em uma camisinha onde foi colocado um pouco de gel. (O transdutor é esse tubo longo que aparece na fotografia). É indolor e eu, particularmente, não senti nenhum tipo de constrangimento pelo fato de estar aos cuidados de um profissional de renome, caráter e confiabilidade indiscutíveis.
É ele que capta as informações das estruturas analisadas e envia para o computador, onde as imagens são enxergadas em uma tela.
Preparo
É preciso esvaziar a bexiga antes do exame. Apenas isso. Não requer preparo antecipado e a paciente pode realizá-la normalmente mesmo em período menstrual.
Valores de referência
O médico ultrassonografista faz as medidas do útero e ovários, além da avaliação do aspecto destes órgãos. Os resultados são emitidos em forma de laudos, juntamente com a impressão das imagens ultrassonográficas, que devem ser interpretadas pelo médico que assiste a paciente.
Fui avaliada pelo Dr. Renato F. Baptista, no CEDIMA.
Fiquei absolutamente à vontade e confiante com todas as explicações que me foram repassadas pelo profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário