1 vidro de boca larga
1 xícara de pedrinhas para aquário
1 xícara de carvão vegetal
3 a 4 xícaras de terra adubada organicamente
2 ou 3 mudas de plantas diferentes
Plástico grosso maior que o tamanho da boca do vidro
Elástico para fechar
1 xícara de água filtrada
1ª camada: AS PEDRINHAS PARA AQUÁRIO
Antes de iniciar toda a preparação, você deverá lavar bem o vidro com água e sabão, após secar passe álcool e então inicie as as 3 camadas que representam de maneira simplificada as condições ideais do solo.
2ª camada: O CARVÃO VEGETAL
Regue, tampe e lacre com o plástico.
DICAS :
Molhe cuidadosamente o terrário. Depois de tampado e bem lacrado o terrário tem de receber luz, porém não deve ficar exposto diretamente ao sol.
DICAS :
Molhe cuidadosamente o terrário. Depois de tampado e bem lacrado o terrário tem de receber luz, porém não deve ficar exposto diretamente ao sol.
Existem dois tipos de terrários: o "fechado" e o "aberto".
O aberto é mais fácil de manter pois permite a evaporação da água da rega.
Já o fechado é um micro ambiente que se mantém sozinho, ou seja, uma estufa que "se rega" da própria evaporação do solo.
De qualquer forma sempre será um desafio pois deve-se escolher muito bem o tipo de planta para que a evaporação seja regular, pois, se houver muita umidade, as plantas podem apodrecer.
Os abertos são mais decorativos e trata-se de uma maneira linda de ter um verde em casa.
Para os abertos, siga o mesmo procedimento de camadas do terrário fechado. No entanto as plantas usadas não precisam ser tão específicas quanto do terrário fechado. No caso dos terrários abertos foram usadas suculentas e cactos. Observe que além de decorar os terrários abertos você também poderá finalizar com uma leve camada de pedrinhas, o que dá um charme todo especial.
DICA IMPORTANTE: Não precisa (nem deve) regar muito o terrário aberto. Uma vez ao mês será o suficiente.
BOM TRABALHO !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário